Encerramento M.O
Início » Notícias » CONECTANDO OPORTUNIDADES: IIº SEMINÁRIO INTER-REGIONAL MERCADO DE OPORTUNIDADES, EM SIMÕES FILHO

CONECTANDO OPORTUNIDADES: IIº SEMINÁRIO INTER-REGIONAL MERCADO DE OPORTUNIDADES, EM SIMÕES FILHO

Um dia de muitas emoções, assim previu Ivonita Alves, presidente da Associação Cidade da Criança, ao iniciar o 2º Seminário Inter-Regional Mercado de Oportunidades, no dia 26 de outubro, na sede da instituição em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. O evento reuniu as 7 instituições do Maranhão, Piauí e Bahia que apresentaram os resultados das atividades desenvolvidas durante os dois anos do projeto Mercado de Oportunidades, na área da apicultura, rizipiscicultura, horticultura em pequenos espaços, horta hidropônica e feiras culturais. “Estamos em festa, a finalização desse projeto significou muito para a Cidade da Criança, foi um projeto que alterou nossa rotina e das pessoas da nossa comunidade, conseguimos trazer brilhantemente a presença da comunidade e reunir pessoas que possibilitaram a realização de muitas trocas”, ressaltou Ivonita.

Além das instituições que executaram o projeto, o seminário contou com a presença das demais 26 instituições que compõem da Rede Solivida e de parceiros da AktionsKreis Pater Beda.  “Hoje temos o grande prazer de ouvir as pessoas atendidas pelo projeto Mercado de Oportunidades, ver o resultado pelas vozes de quem recebeu essas oportunidades. É maravilhoso acompanhar o fortalecimento da Rede Solivida, pois não andamos só, projetos como o Mercado de Oportunidades é o fruto de parcerias entre Brasil e Alemanha”, salientou UdoLohoff, representante da AktionsKreis Pater Beda.

Sendo executado em Simões Filho e em Campo Formoso, as instituições da Bahia trouxeram para o seminário um mix de cultura, artesanato, avanços no semiárido, independência feminina e feiras culturais. As organizações de Campo Formoso cantaram e dançaram seus crescimentos através de cenas de um espetáculo construído pelas três instituições que posteriormente foi apresentado no município, relatando como a arte modificou a vida dos jovens, como o artesanato abriu portas para suas mulheres e como o conhecimento fez florescer a comunidade de Puxadeira. Relatando uma maior aproximação com a comunidade através de feiras culturais, a instituição simõesfilhense apresentou através de depoimentos emocionados como o fomento ao empreendedorismo e a sustentabilidade fez o projeto crescer no município.

O projeto “Mercado de oportunidades” éapoiado pelo BMZ (Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) e a ONG alemã Aktionskreis Pater Beda e foi desenvolvido por dois anos pelas instituições: Associação Regional Integrada de Desenvolvimento Agroecológico Sustentável, Associação Educação e Meio Ambiente, Cooperativa Terra e Vida, Associação Cidade da Criança, Associação de Líderes Comunitários, Associação Cultural Raízes e Asas, Associação Cultural dos Pequenos Artesões da Vila Encantada.